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terça-feira, 27 de setembro de 2016

Bons hábitos alimentares na terceira idade



Por: Dra. Sonia Carnicelli Felipe da Silva – CRN: 20755 

O processo de envelhecimento vem acompanhado de várias mudanças na função hormonal, no metabolismo, e nas atividades diárias, afetando dessa forma a necessidade de nutrientes.

O olfato e o paladar ficam comprometidos, sendo comum o idoso se desinteressar por doces e salgados. A saliva é reduzida, a mastigação e a deglutição também ficam comprometidas. Fora isso as doenças crônicas podem levar a restrições dietéticas como o açúcar no caso de Diabetes e o sal no caso de hipertensão arterial. O uso de medicamentos que diminuem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais. Com tudo isso a pessoa idosa fica mais propensa a ter infecções alimentares.

Mas também há outros fatores que interferem na alimentação do idoso como a mobilidade que dificulta as compras e o preparo dos alimentos. É preciso observar o prazo de validade dos alimentos e o armazenamento e conservação dos mesmos, o ambiente em que são preparados deve ser bem higienizado e os utensílios bem limpos para evitar contaminações.

Dez passos para uma boa alimentação na terceira idade

Procurar fazer 3 refeições ( café da manhã, almoço, jantar, e dois lanches saudáveis)comer devagar, mastigando bem os alimentos apreciando e saboreando bem.Se houver dificuldades em mastigar alimentos sólidos, procurar consumi-los bem picados ou amassados , ralados, moídos ou batidos.

Incluir diariamente porções dos grupos alimentares ( arroz, milho, pães, grãos integrais, pães e massas. Procure introduzir 6 porções desses alimentos nas principais refeições .

Consumir diariamente 3 porções de  legumes, verduras e frutas nas sobremesas e lanches.

Feijão e arroz diariamente ou pelo menos 5 vezes por semana .(É UMA COMBINAÇÃO PERFEITA DE PROTEÍNAS).

Consumir 3 porções de leite e derivados, 1 de carne, aves, peixes ou ovos.

Óleos vegetais, azeite, manteiga em quantidades moderadas.

Procurar evitar refrigerantes, sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados, dando preferência para os sucos naturais, os bolos caseiros sem recheio ( 2 vezes na semana ).

Retirar o saleiro da mesa e diminuir a quantidade na preparação das refeições.

Procurar ingerir 2 litros de água por dia nos intervalos das refeições.

Tentar praticar pelo menos 30 minutos de caminhada por dia.



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