atendimento@clinicapsicossoma.com.br

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Alimentação Saudável para Gestante




A alimentação exerce grande influência em todas as fases da gestação, interferindo no desenvolvimento adequado do feto, no trabalho de parto, na evolução da dieta pós-parto e na lactação. 
Não existe alimento completo, portanto faz-se necessário variar bem a alimentação.
Durante o primeiro trimestre da gravidez, a gestante poderá sofrer azia e náuseas, que poderão prejudicar a alimentação, dessa forma as refeições deverão ser pouco volumosas e de no mínimo cinco por dia, com alimentos de fácil digestão, não irritantes da mucosa gástrica e não fermentativos.
Devem ser evitados doces muitos concentrados, café, bebidas alcoólicas, temperos picantes, gorduras em excesso.
O aumento da ingestão de líquidos e exercícios leves como caminhadas são altamente recomendáveis. 

Dez passos para uma alimentação saudável para gestante:
Fazer três grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) dois lanches saudáveis por dia, não pulando refeições.
Incluir diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), batata, mandioca, mandioquinha. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais. 
Consumir diariamente três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Consumir arroz com feijão todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana, pois esse prato é a combinação perfeita de proteínas.
Consumir no máximo uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga. 
Consumir três porções de leite e derivados, uma porção de carne, aves peixes por dia, retirando a gordura aparente das carnes e as peles das aves.
Evitar refrigerantes e sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados.
Diminuir a quantidade de sal na alimentação, e evitar também o consumo de salsicha, linguiça, salame, presunto.
Beber dois litros de água por dia.
Praticar no mínimo 30 minutos de atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas e procurar manter o peso dentro dos limites saudáveis.

Por: Sonia Carnicelli Felipe da Silva - Nutricionista - CRN: 20755



 














Nenhum comentário:

Postar um comentário