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terça-feira, 2 de abril de 2013

Psicopedagogia



A psicopedagogia busca uma melhor compreensão do processo de aprendizagem: os padrões de desenvolvimento humano e a influência do meio nesse processo. A clínica psicopedagógica é um de seus campos de atuação, cujo objetivo é diagnosticar e tratar os sintomas emergentes no processo de aprendizagem.
            Para isso, no diagnóstico psicopedagógico busca-se investigar e constatar quais são os obstáculos que levam o sujeito para a não aprendizagem ou à dificuldade. Mais do que isso, busca-se obter uma compreensão global de como ele aprende e os desvios que estão ocorrendo nesse processo. Aqui, é importante que o psicopedagogo defina qual é o parâmetro em relação aos desvios (“desvios em relação a quê?”), para melhor delinear o diagnóstico.  Nesse sentido, o terapeuta analisa a história de vida do paciente, onde estão presentes dados do seu desenvolvimento, da família paterna e materna, da constituição da família nuclear, bem como as relações que são estabelecidas dentro dela. Entrelaçando-os com a situação presente do paciente, investigando a origem dos sintomas atuais e como estão interferindo na aprendizagem (escola, socialização e sua relação com o aprender). Utiliza também de instrumentos e técnicas estabelecidas para cada caso.
            Após esse processo, o analista discute com os pais os resultados, eliminando os rótulos e fantasmas presentes nas crenças. Na sequencia, inicia-se o processo de intervenção que visa, ao menos,   minimizar as falhas do processo de aprendizagem.

Júlia M. Yamashiro
Psicóloga com especialização em Psicopedagogia
CRP 06/99288

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